Objetivos Gerais:
O programa de Pós-graduação em Ecologia da UFV tem como objetivos a formação de recursos humanos para o exercício do magistério, básico e superior, e da pesquisa científica, com aprofundamento do conhecimento em Ecologia, suas interfaces e aplicações, em nível de Mestrado (MS) e Doutorado (DS) ambos na modalidade acadêmica. Assim, o PPG-Eco UFV visa prover aos seus discentes uma base sólida e aprofundada em ecologia, de modo a acentuar a visão crítica dos estudantes e instrumentalizá-los para propor alternativas teóricas, metodológicas e aplicadas para problemas da sociedade brasileira.
Objetivos Específicos:
- Formação de pesquisadores na área de Ecologia para contribuir com o futuro dessa ciência no Brasil.
- Formação de professores que possam atender à demanda do ensino básico (fundamental e médio) e superior, em nível nacional, para garantir a constante melhora em qualidade na educação no país.
- Melhoria na qualidade dos estudos envolvendo Ecologia na UFV (aferida pela qualidade dos artigos produzidos e pelo impacto do conhecimento na sociedade) pela junção de profissionais de diferentes departamentos e instituições, que, a partir da inserção no PPG, possam passar a interagir, ampliando a rede de conexões e, consequentemente, ampliando o espectro de possibilidades para cada pesquisador.
- Formação de profissionais (pesquisadores) capazes de atuar em ONGs e OSCIPs, se responsabilizarem por questões relativas a diagnóstico e reparação de impacto ambiental, atuar na gestão de Unidades de Conservação ou em projetos que visem utilizar o conhecimento em interações ecológicas na melhoria da qualidade de vida de populações em áreas de preservação, áreas de risco ou submetidas a condições extremas.
Missão:
Missão como curso de Pós-graduação é formar profissionais de excelência, cientistas e docentes, com amplo e profundo conhecimento em Ecologia nas respectivas linhas de pesquisa do programa. Também é nossa missão associar ao conhecimento científico, valores éticos e morais para que, no exercício das suas atividades laborais, os egressos auxiliem na disseminação do conhecimento de Ecologia e na busca de soluções para a preservação do ambiente, desenvolvimento sustentável e para a melhoria as condições da vida de todas as espécies do planeta, enquanto valorizam e respeitam os seres humanos.
Visão:
Valores:
Perfil do profissional a ser formado:
- Produzir ciência de qualidade (atestada por resultados publicados em periódicos de alto impacto e livros de grande visibilidade);
- Atuar no magistério da ecologia, em nível de graduação e pós-graduação;
- Coordenar projetos e laboratórios de pesquisa;
- Orientar estudantes em nível de graduação e pós-graduação;
- Atuar como revisor de artigos científicos e consultor de agências de fomento, contribuindo assim com o desenvolvimento científico brasileiro.
Áreas de concentração e linhas de pesquisa:
O programa de Pós-graduação em Ecologia da UFV se concentra numa única grande área: Ecologia. A Ecologia, é certamente uma das áreas de concentração mais aderentes e mais produtivas dentro da área mãe da Biodiversidade. Mais especificamente, o PPG-Ecologia UFV possui duas linhas de pesquisa bastante abrangentes e ainda muito atuais:
- Organismos, Populações e Evolução e
- Comunidades e Ecossistemas.
A linha I foca no Estudo dos organismos e sua organização em populações biológicas; estudo dos atributos comportamentais, fisiológicos, morfológicos e genéticos dos organismos e suas variações; aplicação desse conhecimento na delimitação de espécies e demais grupos taxonômicos (Taxonomia), na proposição de hipóteses sobre suas relações evolutivas (Sistemática Filogenética) e no estudo dos processos ecológicos e históricos que determinam a distribuição geográfica dos organismos (Biogeografia Ecológica e Histórica). Já a nossa linha de pesquisa II, se concentra no estudo das interações de populações biológicas com outras espécies e com o ambiente físico, e dos efeitos dessas interações na estrutura e modificação de comunidades biológicas; estudo dos processos que conectam organismos vivos ao meio abiótico; estudo dos atributos das comunidades, seus processos estruturadores e a sua influência sobre o funcionamento dos ecossistemas.